CYBER MANTA - sistema operacional

Otimize Seu PC

Hoje em dia, quando pensamos em jogos para computadores, o Windows 10 se enquadra como o sistema operacional mais popular (número de utilizadores) entre os gamers. O número de jogos compatíveis, o poder de processamento gráfico para executar qualquer título AAA e a facilidade de acesso, não deixa dúvidas quanto ao SO mais utilizado.

De todo modo, o Windows 10 não é perfeito. É notório por suas falhas ocasionais, atualizações frequentes e forçadas, e a diminuição da velocidade do sistema operacional com o passar do tempo. Essa lentidão é motivo de muita preocupação entre os jogadores que precisam lidar com longos carregamentos, tempos de inicialização ainda mais lentos e vários outros problemas que podem aparecer.

Daremos, neste guia, algumas dicas no intuito de otimizar o Windows 10 para  jogos e minimizar esses problemas irritantes que tanto afligem o gamer. Bacana, né?

ACELERANDO A INICIALIZAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL

A sensação de finalizar a instalação do Windows e ter uma inicialização extremamente rápida é uma das melhores coisas que um aficionado por jogos pode ter. Infelizmente, em algum tempo ele fica mais lento por motivos, aparentemente, inexplicáveis. Mas será que isso não tem mesmo explicação?

Softwares que estão programados para inicializar junto com o sistema operacional são os principais culpados pela síndrome de tartaruga que assola os PCs. Acredite, se você nunca atentou para isso, podem existir mais de uma dúzia de programas desnecessários provocando lentidão no seu computador. Uma boa parte deles pode ter sido instalada de forma automática, com apenas alguns solicitando a sua permissão para serem executados logo no arranque de seu possante computador. Outra leva, deve ter sido ativada porque são programas que você usa normalmente.

Independente de qual seja o seu perfil, veja como limpar a fila de inicialização e tornar o tempo de entrada no sistema operacional bem menor!

  1. Vamos começar abrindo o Gerenciador de Tarefas pressionando Ctrl + Shift + Esc
  2. Se a janela abrir em um modo compacto você deve clicar em Mais Detalhes
  3. E selecionar a guia Inicialização
CYBER MANTA - sistema operacional
CYBER MANTA

Neste local, você pode ver todos os programas que estão sendo executados. A guia exibe, ainda, detalhes sobre cada programa, se eles serão ou não executados na inicialização, bem como o impacto que eles causam na velocidade do processo no seu sistema operacional.

Retirar um programa dessa inicialização automática é um procedimento dos mais fáceis: basta selecioná-lo e escolher a opção Desativar no canto inferior direito. Para uma maior velocidade de acesso ao sistema operacional é melhor, simplesmente, desabilitar todos os programas – exceto os essenciais – mesmo aqueles que isoladamente tenham um impacto baixo na inicialização.

JOGANDO FORA O QUE FOR DESNECESSÁRIO

Tal como acontece com todos os programas de inicialização que tornam sua vida mais lenta, podem existir, também, vários programas em execução em segundo plano. Mais uma vez, podem ser softwares que você instalou, que são instalados junto com outros ou, mesmo, de origem desconhecida.

O processo aqui é fácil, mas pode ser demorado se houver muito lixo para limpar. Imagine que é a primeira fase do jogo. Você precisa passar por isso! Força!

  1. Pressione Win + R e digite “Control Panel”
CYBER MANTA - sistema operacional
CYBER MANTA
  1. Com o painel aberto: clique na categoria Programas e, posteriormente, em Programas e Recursos.
CYBER MANTA - sistema operacional
CYBER MANTA

Neste espaço, você pode ver todos os programas atualmente instalados no seu computador, juntamente com outras informações, incluindo quanto espaço ele ocupa em seu HD. Agora é fácil livrar-se do software desnecessário:

CYBER MANTA - sistema operacional
CYBER MANTA
  • Selecione o programa
  • Selecione Desinstalar na barra acima da lista ou no menu suspenso do botão direito.
  • Tudo aquilo que você não utilizar pode e deve ser desinstalado para melhorar o desempenho do seu computador. Este procedimento, não só vai acelerar o seu sistema, mas você também pode acabar liberando bastante espaço necessário para instalar os games. (COMBO!)

Tenha cuidado para não excluir nenhum programa importante, como software relacionado aos seus drivers de GPU, indispensáveis no funcionamento do seu sistema operacional e outros hardwares. Viu algum programa e não tem a certeza do que é? Uma rápida pesquisa no Google (Ôôôô…) permitirá que você saiba se é importante ou não.

NÃO DEIXE RASTROS. DIGO, REGISTROS INOPERANTES!

O registro do Windows, muitas vezes, se assemelha com um imenso lixão desorganizado. Essa condição, invariavelmente, pode trazer alguma diminuição no desempenho de sua maquina. Não é tão relevante quanto limpar a lista de inicialização ou os programas desnecessários, mas ainda é algo que deve ser feito para manter seu PC funcionando sem problemas.

Para tornar essa limpeza mais prática e evitar os transtornos de fazer isso manualmente, nós vamos te indicar um limpador de registro gratuito. Seu nome? Solid Snake…err, não… brincadeira. O nome é CCleaner.

O CCleaner vem com uma infinidade de recursos úteis, embora alguns sejam bloqueados e só possam ser utilizadas na versão paga. Para fins de registro simples e limpeza de arquivos indesejados, no entanto, a versão gratuita será mais que suficiente.

  • Clique AQUI para ir para a página de download oficial do CCleaner.
  • Baixe a versão gratuita e instale como qualquer outro programa
  • Quando você executar o programa, você verá da seguinte maneira:
CYBER MANTA - sistema operacional
CYBER MANTA

Selecione os programas que você deseja verificar com o CCleaner e limpe os arquivos indesejados. Todos os pontos importantes serão automaticamente sinalizados desde o primeiro passo, então pode ficar bem tranquilo com este procedimento.

CYBER MANTA - sistema operacional
CYBER MANTA

Basta clicar em Analisar e, em seguida, em Executar o Limpador, assim que o procedimento estiver concluído. Observe que a verificação pode levar um pouco mais de tempo e pode parecer paralisada se você nunca limpou o registro antes ou não o fez por um longo período de tempo

Selecione a guia Registro à esquerda e repita a operação.

CYBER MANTA - sistema operacional
CYBER MANTA

CUIDE DO HD. DESFRAGMENTE O SEU HD.

A próxima fase é a desfragmentação. Um procedimento que é muito relevante para a saúde e eficiência do seu disco rígido. Mas o que é isso exatamente?

A forma como as informações são gravadas no seu disco rígido acaba levando os arquivos individuais a serem divididos em várias partes da unidade. Isso acontece, principalmente, quando há muita leitura e escrita envolvidas. Este modo de operar produz a fragmentação de dados no disco e é bastante óbvio como isso pode afetar negativamente a velocidade de acesso aos arquivos. Tornando, deste modo, o seu sistema operacional mais lento.

O processo de desfragmentação reorganiza esses arquivos. Repetir o procedimento de desfragmentação regularmente pode prolongar a vida útil e levar a um melhor desempenho geral do seu HD. E acredite, meu amigo e minha amiga, fazer isso é fácil com um utilitário interno do Windows.

  1. Pressione a tecla Windows para acessar a barra de pesquisa
  2. Digite “defrag”, sem as aspas
  3. Isso vai abrir um programa chamado “Desfragmentar de Disco”
  4. Ao abrir o programa, você verá o seguinte:
CYBER MANTA - sistema operacional
CYBER MANTA

Ele mostra todos os discos disponíveis e suas partições.

Selecione uma partição (ou todas elas) e clique em Analisar Disco. Este procedimento pode demorar um pouco para ser concluído.

Quando a análise estiver concluída, você verá a porcentagem de fragmentação exibida na coluna Progresso.

Como antes, selecione as partições que você deseja desfragmentar e clique em Desfragmentar Disco.

Mais uma vez poderá ser um processo demorado, mas ele não impede o uso do computador.

OS TEMÍVEIS MALWARES? NÃO PARA NÓS.

A Internet é um lugar 100% seguro? Não. Todos os tipos de softwares indesejados podem chegar ao seu PC e causar estragos no sistema. Aqui estamos falando de vírus, spywares, adwares, Trojans (os famigerados Cavalos de Tróia) e muitos outros tipos de arquivos conhecidos coletivamente como malwares.

Dito isto você deve:
01) se desesperar
02) saber que existem muitos programas anti-malware para escolher?

Os antivírus podem verificar seu sistema e eliminar ameaças, impedir que as ameaças online que afetem seu computador, criptografar seus dados e muito mais. As opções variam de programa para programa, mas a divisão mais importante é, obviamente, entre os gratuitos e os pagos.

Falar sobre a necessidade de programas individuais para casos específicos de contaminação é tema para um próximo artigo, mas quando se trata das diferenças entre as versões gratuitas e pagas dos anti-malwares são os recursos mais avançados e a proteção em tempo real que, geralmente, estão bloqueadas.

Vamos indicar aqui o Malwarebytes Anti-Malware para a retirada de programas indesejados. Ele se provou ser extremamente completo na eliminação de ameaças existentes. Os processos de instalação e verificação do sistema são bastante simples e o programa em si orientará você pelo processo.

Clique AQUI e baixe o programa.

NÃO ADIANTA BUSCAR AJUDA SÓ QUANDO ESTIVER NA PIOR!

No final das contas, atente para o fato de que essas fases devem se tornar uma rotina de manutenção do seu computador e não algo emergencial. Desta forma, as horas de jogo vão se multiplicar e a felicidade reinará em seus territórios.